Wednesday, December 28, 2011

Chocolate quente de manhã de Natal

Nada como acordar cedinho, 10-11h :) e ir fazer um chocolate quente para a familia.
Desta vez pos em uso uma das prendas de Natal que recebi, o livro My cooking class - Chocolate!!!!

A receita foi spiced hot chocolate, mas com o meu normal twist.

Ingredientes para 4 copos:
1 estrela de anis
1 pau de canela
1 cravinho
1 pacote de natas, preferencia ligth para nao ficar muito gorduroso
500-600 ml de leite
150 gramas de chocolate pelo menos 70% de cacau, isto irá influenciar se o chocolate fica mais ou menos doce

Colocar num tacho as natas e o leite juntamente com as especiarias. Deixar aquecer , só até quase ferver. Desligar e deixar 10 minutos em infusão.
Voltar a levar ao lume e deixar ferver. Quando estiver com cachoes, retirar do lume e juntar imediatamente o chocolate aos bocadinhos. Mexer com umas vara de arames até o chocolate estar totalmente integrado no leite.

Para server bater com a varinha mágica até formar a espuma desejada. Despejar em copos/canecas e é só apreciar.

Espero que tenha sido um Feliz Natal! Enjoy!



Monday, November 28, 2011

Feijoada de Búzios e Camarão


Este almoço de domingo dá bastante conforto ao estomago. Ideal para ser seguido por uma sessão de cinema de sofá :)


Ingredientes
200gr de camarões
1 caneca bem cheia de búzios cozidos
1 mão cheia de camarões secos
1 cebola média
1 pimento vermelho
3 tomates chucha médios
1 frasco de feijão branco, sem antioxidante
sal, pimenta, cravinho em pó, cominhos, cebolinho seco, alho em pó
azeite e vinho


Num tacho colocar os condimentos, os camarões secos e 2 colheres de sopa de azeite. Deixar ganhar um pouco de cor e sabor e adicionar a cebola e o pimento cortados aos pedaços. Refogar por 3 minutos e adicionar o tomate e os frutos do mar. Regar com um pouco de vinho, deixar evaporar o alcool e tapar. Os búzios embora estejam cozidos devem ser deixados a ferver no molho durante uns 15 minutos. Passado esse tempo adicionar o feijão escorrido. Se não tiver muito molho adicionar meia chávena de água. Deixar o feijão ganhar algum sabor, 4-5 minutos, e rectificar os sabores se necessário. Retirar do lume, polvilhar com cebolinho seco e servir com arroz basmati (receita brevemente).

Enjoy!!!

Thursday, November 24, 2011

Chowder de camarão seco


Bem, surpreendi-me :), quiça seja da fome de não ter almoçado hoje, o que sei é que esta sopa me surpreendeu, pela positiva!!


Para se maravilharem com esta promessa quentinha de aconchego vão precisar de:

1 raíz de aipo
1 cebola grande
1 chávena de camarões secos
1 lata de milho
1 chávena de ervilhas
sal, pimenta, paprika, cominhos, alho em pó, azeite, cebolinho

Numa panela deitar metade dos camarões, os condimentos e 2 colheres de sopa de azeite. Deixar frigir uns 2-3 minutos, juntar a cebola e a raiz de aipo e deixar ganhar um bocadinho de cor. Reservar 3 colheres de sopa de milho. Juntar o milho restante à panela e 5 copos de água.
Deixar ferver até o aipo estar bem cozido. Desfazer com a varinha mágica.
Se ficar muito grosso adicionar mias água.

Voltar a colocar ao lume com as ervilhas, o milho reservado e os camarões restantes. Deixar cozer durante uns 5-8 minutos. Adicionar mais um pouco de cebolinho, rectificar os temperos se necessário, e está pronto.

:) ENJOY!!!!

Nota: Parte da piada desta sopa é ver os olhinhos pretos dos camarões secos a espreitar no meio do caldo branco da sopa. E para os mais temerários tenho a dizer que não se sente uma ponta do sabor a aipo.

Saturday, November 19, 2011

Enguias de escabeche em arroz de algas fritas


Para um almoço de sábado tardio foi isto que me veio à mente. Tinha na minha despensa uma lata de enguias da murtosa e achei que nao era nem tarde nem cedo para as experimentar.
Como acompanhamento decidi fazer um arroz de algas. Como resultado final acho que o sabor intenso das enguias esmaga um pouco o sabor do arroz, mas no geral é um prato saboroso e quiça saudavel :).


Ingredientes: 2 latas de enguias de escabeche
1 chávena de arroz
2 mãos cheias de algas Arame
5 dentes de alho pequenos
sal, pimenta, azeite

Num tacho colocar os dentes de alho com casca, as algas e 2 colheres de sopa de azeite. Deixar frigir por uns 3 minutos até o alho mudar de cor. Adicionar o arroz e deixar ganhar um pouco de cor. Juntar 2 chávenas e meia de água, atenção que as algas irão absorver alguma da água, dai o aumento da quantidade, e sal. Deixar cozer.

Empratamento: Servir em pratos de sopa com uma cama de arroz e por cima as enguias escorridas. Na lata vem também um pouco de piri piri e alho, junto com o molho, quem desejar pode servir este molho à parte.

Enjoy!!


Tuesday, November 1, 2011

Sopa de beterraba com croquete de perú


Ingredientes 4 pax :
2 beterrabas médias
4 dentes de alho
3 batatas médias para cozer brancas
cebolinho seco, oregãos, pimenta, sal, azeite, vinagre bálsamico
4 croquetes de perú feitos no forno de
forma a não terem a camada de pão ralado e oleo à volta.

Numa panela colocar os vegetais cortados aos bocados, um pouco de sal e um fio de azeite. Deixar estrugir por uns 2 minutos, mexendo sempre. Adicionar 4 copos de água e deixar ferver até os legumes estarem macios.
Triturar, se necessário adicionar mais um pouco de água de forma a formar um creme não muito consistente. Temperar com o cebolinho e a pimenta.
Acrescentar duas colheres de sopa de azeite e deixar ferver 2 minutos.
Numa frigideira colocar os croquetes de peru cortados às rodelas e aquecer com um pouco de água.

Montagem: No fundo do prato de sopa colocar um frio de azeite, umas gotas de vinagre balsamico e oregãos. Deitar a sopa por cima cuidadosamente. Decorar com as rodelas de croquete.

Resulta numa sopa em que o sabor da beterraba não sobressai, sendo uma boa aposta para introduzir este vegetal na alimentação.


Enjoy!!!!

Sunday, October 16, 2011

Bacalhau em cama bicolor de legumes






Apetecia-me peixe,  e tendo eu um pouco de bacalhau congelado, sabe-se lá há quanto tempo, no frigorifico, decidi fazer um prato rápido e saudável.

 O que saiu foi este Bacalhau em cama bicolor de legumes.



Ingredientes para 2 pessoas:
2 postas de bacalhau demolhado congelado
1 courgette pequena cortada em tirinhas
1 pimento vermelho cortado em tirinhas
4 dentes de alho picados
azeite, paprika, piri piri amarelo, pimenta preta, pimentão doce, sal


Nota: O bacalhau não necessita ser descongelado para esta receita.


Iniciar por temperar o bacalhau com uma mistura de sal, paprika, piri piri e pimentão doce. Colocar numa frigideira um pouco de azeite, aquecer e juntar o bacalhau com a pele para baixo. Passado uns 2 minutos virar o bacalhau e tapas a frigideira.

Entretanto aquece-se numa frigideira 2 colheres de sopa de azeite e fritam-se os alhos. A seguir juntar os legumes e saltear. Não deixar que a courgette fique morta, ou seja mole demais. As tirinhas devem manter alguma da sua estrutura original.

 Ir vigiando o bacalhau para ver se já está cozido. Quando as lascas quase se desfizerem ao pressionar o bacalhau é porque está pronto.

Montagem: Num prato colocar os legumes salteados e por cima uma posta de bacalhau. É normal que se tenha formado algum molho enquanto se frita o bacalhau, esse molho deve ser usado para regar o mesmo já no prato.





E para sobremesa fiz uns morangos polvilhados com açúcar em pó e canela para acabar a refeição em beleza.


Enjoy!!!



Tuesday, October 4, 2011


Le Bife Wellington

  Pois é senhores, há uns dias, quiça semanas atrás, realizei esta maravilha culinária para uns amigos meus que ainda não a tinham provado.
  Devo dizer que vale a pena o trabalho todo para no fim se aproveitarem uns momentos bem passados de convívio e degustação culinária :).

 Para fazer esta receita para 4/5 pessoas é necessário:
  700/800 gr de lombo de vaca (nem muito grosso, nem muito fino)
  1 rolo de massa folhada de compra
 200 gr de cogumelos pleurotus
 1 embalagem de presunto serrano
 azeite, óleo de coco (facultativo), paprika, tomilho, pimenta preta, vinho branco, sal
 alho

  Primeiro começa-se por temperar a carne. Passar pelo lombo uma mistura de paprika, tomilho, pimenta preta e um pouco de sal. Não muito porque o presunto é salgado e vai contribuir para dar sabor à carne.
  De seguida é selar o lombo de vaca. Eu fi-lo utilizando óleo de coco, mas podem usar azeite. Numa frigideira suficientemente grande colocar a gordura escolhida e tostar ligeiramente a carne de modo a perservar os sucos no interior da mesma.
Retirar para um prato tapar com pelicula aderente e colocar no frio para quebrar a cozedura.

 Depois prepara-se o puré de cogumelos. Colocar os cogumelos num liquidificador e reduzir a puré. Se for necessário adicionar um bocadinho de água, mas nao muito. Num tacho frigir 2 dentes de alho picados em azeite e adicionar o puré de cogumelos. Deixar cozinhar até o puré ter mudado de consistencia e os cogumelos estarem cozidos. Nesta altura o puré nao deve ter quase humidade nenhuma. Se nao for esse o caso é necessário retirar o excesso de liquido que se forma na superficie do puré.

 Passamos então à montagem:
  Colocar numa superficie de trabalho pelicula aderente. Por cima as fatias de presunto ligeiramente sobrepostas de forma a conseguirem cobrir o lombo na totalidade. Por cima do presunto colocar uma camada de puré de cogumelos. Finalmente por a carne por cima e dobrar a pelicula aderente de forma a envolver o lombo nas camadas de puré e presunto. Apertar a pelicula e colocar no frigorifico uns 20 minutos.

 Pré aquecer o forno a 200ºC. Retirar a massa folhada e estender a massa. Tirar o lombo do frio e desenrolar a pelicula aderente. colocar o lombo por cima da massa e envolver. Neste passo é importante que a massa fique bem junto do presunto que envolve o lombo de forma a nao criar demasiados espaços que tornaram dificil cortar o bife sem o desfazer.

 Criar um o dois buracos de respiração na massa folhada de forma ao vapor de ar sair.
Neste passo eu fiz também um padrão enxadrezado na massa com fins puramente decorativos.

 Colocar no forno. Passado 5 minutos baixar para 180º e deixar cozer até a massa estar dourada.

 É possivel que o bife nao saia no ponto perfeito de mal passado à primeira, mas continuem a tentar que à segunda ou terceira vez já devem dominar a dar.

Para acompanhamento decidi fazer batatas noisette no forno de modo a aproveitar o calor. Mas também é muito bom com tomates e batata assados no forno.

 Enjoy!!!

Nota: O toque gourmet do pão de manteiga na imagem disponibilizada foi da autoria do prezado senhor Pedro Sequeira. Obrigado.

Friday, September 30, 2011

Creme de cenoura aromatizado com azeite de paprika e croutons de pão de milho e passas


Esta sopa é muito leve e perfeita para uma manhã/tarde em que não se queira ter muito trabalho a cozinhar.

Dado que tinha aqui em casa umas sobras de pão de milho com passas foi esse o pão que usei para os croutons mas está receita pode ser feita com qualquer outro tipo de pão.



Ingredientes para 2 pessoas:
3 cenouras médias/grandes
4 batatas novas
1 cebola branca
azeite, paprika, sal
3 ou 4 fatias de sobras de pão

 Num tacho colocar os vegetais cortados e 2 colheres de sopa de azeite. Deixar frigir uns minutos e depois adicionar 4 canecas de água e sal.
 Ferver até os vegetais estarem cozidos. Desfazer com a varinha mágica até ficar creme. Se necessário rectificar os temperos e ferver mais um ou dois minutos. Reservar.

 Numa frigideira colocar 1 ou 2 colheres de sopa de azeite e quando estiver quente deitar as sobras cortadas aos cubinhos e um bocadinho de sal grosso. Mexer em lume médio/alto de forma a torrar as bordas do pão. Reservar

Numa tigela pequena colocar azeite e paprika q.b. Misturar bem.

Proposta de apresentação: Deitar a sopa numa tigela com cuidado para nao sujar as bordas. Fazer desenhos com o azeite aromatizado e por fim colocar os croutons numa tigela ao lado para cada conviva comer conforme desejado.

Enjoy!!!


Nota: Normalmente deixo a sopa um toque insonsa porque os croutons já tem o sabor a sal necessário.

Thursday, September 29, 2011

Truta Salmonada ao sal com puré de cenoura e fios de bacon gratinado regado com molho de acafrão das indias

  Um nome tão grande para uma das receitas mais rápidas e simples que já fiz. Também me parece ser uma das mais infalíveis dado que o trabalho a realizar é diminuto.


 Este é o aspecto do peixe depois de esventrado por três pessoas muito esfomeadas :)

Truta aberta no tabuleiro em que foi ao forno

Pode não parecer mas o peixe ficou bastante húmido, tanto que quando a capa de sal e a pele foram retiradas havia sucos do peixe a escorrer. Houve até quem sugerisse que cozido a vapor ainda ficaria mais "sucoso".

Pormenor do peixe no prato

Na preparação esta iguaria é necessário:

Para o peixe:
1 truta salmonada (a que comprei tinha 900 gramas), sem tripas
temperos (cebolinho, alho e pimenta em pó, 1 folha de louro)
1,5 kg de sal ( eu gosto de colocar uma camada bastante grossa dai a quantidade, mas é também possivel fazer com uma camada mais fina)
azeite e umas gotas de água

  Num tabuleiro colocar uma camada de sal, nao muito grossa.  Colocar o peixe gentilmente. No interior do peixe colocar os temperos. Regar com um pouco de azeite.
  Numa tigela misturar o sal com um pouco de cebolinho, alho e pimenta em pó. Deitar o sal por cima do peixe de modo a o cobrir totalmente.
  Salpicar com água e aconchegar o sal ao peixe. Colocar em forno pré-aquecido a 180-200ºC por 30-40 minutos. Atenção que este tempo varia com o tamanho do peixe.


Para o puré:
5 batatas pequenas
4 cenouras grandes
sal
manteiga
1 mão cheia de tirinhas de bacon

Cortar os vegetais em cubos pequenos e levar a cozer em água com sal.
Quando estiverem macios triturar com a varinha mágica. Ter em atenção que parte dos pedaços deve ficar inteira de modo a dar textura ao puré. Rectificar os temperos se necessário e adicionar uma colher de sopa de manteiga. Misturar.
Colocar numa travessa de ir ao forno com as tirinhas de bacon por cima. Deixar gratinar.

Para o molho:
Azeite
Açafrão das indias

Misturar 5 ou 6 colheres de sopa de azeite com duas pitadas de açafrão. Mexer bem e servir à parte na mesa. Este molho serve para regar o peixe ou o pão que acompanha a refeição.

Sugestão de apresentação: Temos o pão do lado esquerdo regado com o molho, o peixe em cima e em baixo o puré de cenoura 


Sugiro acompanhar a refeição com bolinhas de trigo vermelho, aquecidas no forno quente um pouco antes da refeição.

Esta é uma receita saudável, fácil de fazer a vistosa q.b. Aventurem-se.

Enjoy!!!



Wednesday, September 21, 2011

Aproveitamento de Bife Wellington


Ontem à noite fiz Bife Wellington ( quando tiver as fotos logo incluirei a receita no blog) e como sobrou um bocadinho decidi aproveitar para o almoço de hoje. E o que saiu foi Massa de arroz com Bife Wellington picante e alface.

Para esta receita vai precisar de:
restos de bife wellington (caso nao tenham usar um bocado de carne assada e presunto)
massa de arroz
picante, pimenta preta moída
alface

  Numa frigideira colocar um pouco de água e cozer a massa de arroz. Escorrer e reservar e adicionar um pouco de azeite para a massa não colar. Polvilhar com pimenta preta moída.
  Na mesma frigideira colocar os restos de bife, ou carne, e adicionar um bocadinho de picante. Deixar frigir por uns minutos e depois adicionar a massa de arroz e a alface. Envolver até a carne estar bem incorporada na massa. Ter em atenção para não demorar tempo demais, senão a alface morre e perde a cor verde.

Colocar num prato fundo e desfrutar!!!

Sunday, September 18, 2011

Chili rápido de hamburguer com pão torrado


Hoje para o almoço nao estava muito abonada de tempo e sendo assim decidi transformar uma hamburguer congelada num chili para duas pessoas.


Vai precisar de:
1 Hamburguer descongelada e desfeita com um garfo
1 tomate grande picado
3 dentes de alho picados
1 pimento verde ou vermelho médio bem picado
1 lata de feijão preto pequena
2 malaguetas piri piri secas (quem desejar mais picante pode adicionar pimenta de caiena)
3 tomates secos picados
2 esguichos de molho inglês
1 colher de sopa cheia de ketchup
4 fatias de pão torrado (pode ser de forma mas do tipo rústico é preferível)
azeite, sal, gengibre e pimenta branca

Num tacho colocar o alho e o pimento com um pouco de azeite para refogar.
Entretanto tempera-se a carne com sal, gengibre e pimenta branca. Adiciona-se a carne ao tacho e aumenta-se o lume para lhe dar uma cor. Reduzir o lume passado uns 2-3 minutos e adicionar os tomates, o molho ingles, o piri piri e o ketchup.
Deixar ferver uns 5 minutos e após isso adicionar a lata de feijão escorrida. Se nao tiver muito liquido adicionar entre 1 e meio copo de água.
Depois é só deixar reduzir. Passado uns 10 minutos a cor do molho já deverá ter alterado para uma cor mais escura, provar e se necessário rectificar os temperos. Ferver mais uns 5-10 minutos.

Server numa tigela com pão torrado ao lado.

Enjoy!!!!! :)

Friday, September 16, 2011

ALmôndegas em molho de açafrão, cenoura e geleia de marmelo com arroz branco


Sim, leram todos bem, é mesmo geleia de marmelo :).

Hoje decidi fazer almôndegas e como calhou a ter geleia de marmelo caseira no frigorifico decidi juntar os dois. Ainda nao acabei de cozinhar por isso nao sei qual vai ser o resultado final, até ao momento parece promissor, estou só a deixar o molho apurar.

Para se iniciarem nesta aventura, literalmente, do paladar o que vão necessitar é:
15 almôndegas de bovino
uma mão cheia de tirinhas de bacon
2 cenouras pequenas/médias aos cubinhos
3 chalotas picadas
3 dentes de alho picados
1 cerveja mini
uns estames de açafrão, eu usei açafrão português comprado no mercado do Bolhão no porto.
paprika, pimenta preta, ervas de provença, açafrão e sal

Portanto começa-se por fritar as almôndegas num pouco de azeite temperando com paprika, ervas de provença e sal. Juntar as tirinhas e quando já tiver tudo alguma corzinha reservar.
Num tacho colocar o alho, as chalotas, as cenouras e um fio de azeite. Deixar frigir por uns 2-3 minutos e depois adicionar as almôndegas. Deitar a mini na frigideira das almôndegas para se aproveitarem os sucos e despejar no tacho. adicionar um pouco de água, meio copo, e pimenta preta moída. Juntar uma colher de sobremesa de geleia de marmelo e mexer. Deixar o molho apurar, até reduzir para sensivelmente metade. Ir provando e se necessário rectificar o temperos. Atenção que como o molho vai apurar pode parecer insonso e no fim nao ficar.

À parte ir fazendo o arroz branco.

Depois é só compor o prato e desfrutar.

Enjoy!!!!

Thursday, August 18, 2011

Lanche Rápido: Scones com manteiga e arandos secos.

Confesso que vacilei um pouco antes de fazer esta combinação. Não estava muito seguro que a manteiga desse bem com os arnados secos mas fui surpreendida pela positiva :).

Eu utilizei: 1 scone de compra do continente, +-10 arandos secos e manteiga magra mimosa.
É só abrir o scone barrar com manteiga as duas partes e colocar os arnados. É muito bom e a acompanhar com um Mazagran acredito que fique ainda melhor.


Enjoy!

:)

Sunday, July 24, 2011

A magnifica lasanha de abóbora e beterraba da Nora

Só para acalmar aqueles que pensam que sucumbi a um excesso de confiança, queria só deixar aqui claro que não fui eu que intitulou esta receita, mas sim uma pessoa que a comeu e gostou bastante :). O facto de ser minha irmã é aqui completamente irrelevante :D.



Para realizar esta magnifica receita vai precisar de:
1 forma de bolo inglês grande
1 passador
1 frigideira
1 tabuleiro
1 faca

Ingredientes:
1,200-1,400gr de abóbora bem fresca
1-2 beterrabas
1 cenoura
2 bolas de mozzarella de bufala
1 cebola roxa
3 c. sopa de sementes de abóbora
2 c. sopa de pevides
azeite, sal, gengibre em pó, pimentão doce

Esta receita leva algum tempo devido ao facto dos legumes serem assados em vez de cozidos, mas podemos sempre aproveitar o tempo de cozedura de um bolo ou qualquer outra receita de forno para assar os legumes e reserva-los para utilizar posteriormente.

Num tabuleiro colocar a abóbora com casca cortada aos bocados, a cenoura e as beterrabas com casca.
Regar com um pouco de azeite, salpicar com sal e água. Pré-aquecer o forno a 180º. Tapar com papel de alumínio ou vegetal durante os primeiros 30-40 minutos para nao ficarem muito secos os legumes. Retirar o papel e deixar até os legumes estarem tenros, mais uns 30 minutos.
Retirar do forno e reservar.

Enquanto os legumes cozem prepara-se a mistura de cebola e frutos secos.
Numa frigideira colocar a cebola picada, um pouco de azeite e uma pitada de sal. Estrugir por um momento. Juntar as sementes, gengibre em pó e pimenta preta e refogar por mais um pouco. Reservar.

Quando os legumes já tiverem arrefecido um pouco retira-se a casca à abóbora e faz-se um puré juntando a abóbora e a cenoura. No fim adicionar 3/2 de uma mozzarella.

Começar a montagem. Colocar na forma um pouco de molho branco, massa, puré de abóbora e a mistura de sementes. Repetir até só sobrar um pouco do puré. Nessa altura faz-se o puré de beterraba.

Descasca-se as beterrabas e purifica-se juntando ao resto de puré de abóbora e ao resto da mozzarella.

A ultima camada da lasanha consiste em puré de abóbora, mistura de sementes, molho branco, massa e por cima coloca-se a outra mozzarella laminada, o resto do molho branco e a mistura de sementes em cima. Polvilhar com um pouco de pimentão doce por cima.

Montagem da ultima camada


Por fim leva-se ao forno por 40 minutos ou até a massa ter inchado e estar cozida.

É óptima e acredito que saudável.

ENJOY!!!!

Wednesday, July 20, 2011

Salada de salmão fumado com arandos secos e malagueta amarela

Portanto a motivação para a criação desta salada foi a necessidade de uma refeição leve com um alto conteúdo de proteína.
Este teor de proteína é dado pelo salmão fumado.

O resultado final apresenta cores bastante apelativas, como aviso tenho só a dizer que a pimenta amarela que usei era bastante assanhada por isso quem nao gosta de picante deve colocar menos :).

Ingredientes para uma salada:
3 mãos cheias de folhas verdes, eu usei canonigos
50gr de salmão fumado
1 c. sopa de arandos secos
1 malagueta amarela com algumas sementes retiradas para diminuir o picante
vinagrete de limão e algas, pimenta, azeite

Preparação:
Cortar o salmão em rectângulos. Numa tigela colocar as folhas verdes a malagueta cortada e os arandos, e parte do salmão, regar com o vinagrete, o azeite e a pimenta.
Decorar o prato com o resto do salmão e está pronto.

Assim em poucos minutos obtemos uma salada bastante colorida onde o doce dos arandosluta com o picante da malagueta.

Enjoy!!!

Monday, July 11, 2011

Brownies com castanha do pará e caramelos de nata

Sexta feira passada lembrei-me dos meu antigos colegas e prometi quelhas enviava uma "prendinha" pelo meu amigo Tiago Pocinho.

E desta vez foi dito e feito!!! E nasceram assim os brownies de castanha do pará e caramelos de nata.

Numa tigela coloquei 1/2 caneca de açúcar branco e 2 c. sopa de açúcar amarelo. Juntei 4 ovos e mexi ligeiramente. Incorporei 1 caneca de farinha de trigo. Entretanto no micro ondas derreti 200 gramas de pantagruel 70% com 125gr de manteiga.
Depois juntei a mistura de chocolate , já fria, à mistura de ovos e obtive o preparado para o bolo. Neste passo é onde se adicionam os sabores desejados. Para esta fornada decidi usar a castanha do pará - As castanhas-do-pará possuem 18% de proteína, 13% de carboidratos e 69% de gordura.- e caramelos de nata. Por utilizar caramelos cortei no açúcar da receita de modo a contrabalançar o gosto do doce dos caramelos. De seguida meti no forno a 160% por 10-30 minutos.

O resultado saiu um pouquinho cozido demais, mas mesmo assim muito saboroso.

Espero que gostem meninos, e meninas. Depois quero comentários, dos que sobreviverem ihihih.


ENJOY!!!!!!


P.B. - Para quem não conhece a dita castanha aqui fica: http://pt.wikipedia.org/wiki/Castanha-do-pará.

Monday, June 27, 2011

Sopa vermelha de Couve roxa

Dando inicio a um ciclo de alimentação mais saudável decidi fazer uma sopa. E entrando no campo das experiências optei pela couve roxa como ingrediente principal :).

Ingredientes para 1 e 1/2 L de sopa :
1 couve roxa pequena
1 batata doce
1/2 courgette
1 pimento vermelho
sal, pimenta preta, azeite, picante e oregãos

Nada mais simples do que contra os ingredientes todos e colocar numa panela com azeite. Saltear, juntar 4 ou 5 copos de água sal e picante a gosto e levar a ferver durante 25-35minutos.


Quando os ingredientes estiverem moles passar com a varinha mágica. Levar de novo a ferver juntando um pouco de azeite.

Servir com alguns oregãos por cima.




É uma óptima sopa de verão dado que é muito leve no estômago.

Enjoy!!!!

Friday, June 24, 2011

Ovo escalfado sobre cama de Gnocchi, juliana de cenoura e algas

Esta é uma receita simples e rápida, perfeita para um almoço de ponte de feriado quando desejamos ir para a rua aproveitar o sol e a praia.


Ingredientes para 4 pessoas:
1 embalagem de gnocchi
2 cenouras descascadas
2 mãos cheias de algas
4 ovos
sal, pimenta, piri piri

Tempo de preparação: 15-20min

Principiemos por cortar as cenoura em juliana. Para tal é preciso cortar a cenoura em fatias da grossura de um palito e posteriormente cortar as tiras em palitos.

Seguir as instruções do pacote para preparar ao gnocchi. Juntar as algas na água a ferver e quando estiver pronto passar num passador por água fria para quebrar a cozedura. Reserva numa tigela juntando alguma gordura para o gnocchi não pegar.

Numa panela colocar uma colher de sopa de azeite e a juliana, saltear por uns minutos e de seguida adicionar o gnocchi e as algas.


Fazer os ovos escalfados, tendo o cuidado de deixar a gema liquida.

Montagem: num prato fundo colocar um pouco de gnocchi e por cima colocar um ovo escalfado, rebentando a gema de modo a que o liquido escorra pelo gnocchi.

Enjoy!!!

Saturday, June 18, 2011

Penne preta com molho de tomate aromático e pimentos padrão salgados

Eu sei o nome da receita é longo, mas devo dizer desde já que estáé uma das receitas mais simples que já fiz e ficou com um sabor e apresentação muito muito bons (modéstia à parte claro :))


Vão precisar dos seguintes ingredientes para 2 pessoas:


1 cebola grande
4 tomates chucha maduros
6 ou mais pimentos padrão
1 colher de sobremesa de concentrado de tomate
2 colheres de café de pasta de azeitonas pretas
4 mãos cheias de penne com tinta de choco
azeite, óleo, sal, pimenta preta, picante (op.), oregãos, vinagre balsamico, açucar
(na minha receita usei também como gordura para o molho e tomate oleo de coco e oleo de sesamo)

Modo de preparação do molho de tomate:


Picar finamente a cebola e o tomate. Num tacho pequeno colocar as gorduras para o molho, 2 colheres de sobremesa de azeite, a cebola e uma colher de café de açucar (o açucar irá combater a acidez do tomate).
Quando a cebola estiver meio transparente adicionar o concentrado de tomate, mexer e juntar os pedaços de tomate. Juntar um pouco de água se desejar e deixar apurar durante uns 15-20 minutos. ( uns 5 minutos antes do fim adicionar sal, umas gotas de vinagre balsamico e oregãos). No fim adicionar um pouco de pimenta preta.



Modo de preparação para os pimentos:
Numa frigideira pequena colocar uma colher de sobremesa de óleo e quando estiver quente juntar os pimentos. Fritar e colocar sobre um papel absorvente para retirar o excesso de óleo. Quando ainda quente polvilhar com sal fino.

Entretanto cozer a penne em bastante água e sal.

Montagem do prato:
Num prato fundo colocar o molho de tomate. Deitar gentilmente a penne por cima do molho. Colocar os pimentos de um dos lados do preto e um pouco do pate de azeitonas pretas.

Enjoy!!!!


Monday, May 30, 2011

Yachae Eomuk Tentativa #1 :)


Tal como prometido à minha amiga Juhee este domingo tentei fazer yachae eomuk, ou como quem diz, filetes de peixe com legumes (aka douradinhos :)).

Devo dizer que fiquei bastante satisfeita como resultado, e comprometo-me a encontrar uma alternativa À fritura para tornar a receita ainda mais saudável.

Até à hora toda a gente que provou sobreviveu. A receita seguida, com algumas mudanças minimas foi a da Juhee.
As alterações que fiz foi adicionar um malagueta verde fresca e retirar parte do piripiri seco e das farinhas. E o molho levou vinagre balsamico no lugar do normal.

O resultado:

Obrigado pela receita Juhee. Está mais que aprovada!!!!

Salada de peixes com molho vinagrete de limão mel e algas

Ao som de Ben Harper estou a escrever esta receita de um almoço leve.
Fiz uma simples salada de canónigos com um mix de frutos secos e decorei com goldfishes americanos :).

Aqui fica a receita:
Numa tigela colocar a quantidade desejada de Canónigos deitar por cima uma porção de frutos secos. Temperar a salada com o vinagrete de mel, limão e algas (eu usei um comprado da vitacress, mas podem dar largas à imaginação e fazerem um de raiz). Acabar decorando com uns peixinhos de queijo cheddar para dar aquele extra bite.

Ingredientes:


Relax and enjoy!!!

Sunday, May 29, 2011

Lambujinhas com Tomate recheado de Mozzarella

Em uma palavra: Nhami!!!!

É simplesmente magnífico, quase fiquei tentada a comprar um micro ondas para poder fazer esta receita :D.
Após passar dois dias seguidos pelo Pingo doce e ver lá o quilo de lambujinhas a olhar para mim decidi-me finalmente a compra-las e inventar.

Ingredientes que me pareceram bem (2 pessoas):
300-400 gr de Lambujinhas frescas
4 tomates de rama, ou normais maduros
1 mozzarella de búfala
oregãos frescos ou secos
azeite, sal e pimenta
1 dl de vinho branco
1 cebola picada
1 c. sopa de manteiga

Numa frigideira saltear a cebola com a manteiga, juntar as lambujinhas e a pimenta. Passado 1 minuto adicionar o vinho, deixar evaporar um pouco o álcool e tapar para estufar as lambujinhas.
Quando tiverem terminado de estufar, entre 8-15minutos depois, começar a preparar os tomates.
Porque queria preparar a comida mais rapidamente utilizei o micro ondas para fazer os tomates, mas quem desejar pode fazer no forno, desde que tape os tomates para nao se perder o precioso molho!!
Abrir uma tampinha nos tomates e retirar o conteudo de modo a se ter os tomates ocos. Colocar sal grosso e pimenta, rechear com mozzarella, cobrir com oregãos, azeite e mais um pouco de pimenta e tapar. Levar ao microondas/forno, até o queijo estar derretido.

Servir a acompanhar as lambujinhas. De minhas experiência posso dizer que se devem preprar 2 tomates por pessoa, e acompanhar com bastante pão para se usufruir do omolho do tomate e das lambujinhas.


Enjoy!!!!!


Monday, May 23, 2011

Brunch de Domingo

Este domingo decidi convidar uns amigos para um brunch.
A ementa foi a seguinte:

Bebidas
Refresco de Limão e meloa com açucar mascavado ( Triturar meia meloa com o sumo de um limão e adicionar gelo e açucr mascavado q.b.)
Granizado de tangerina e mel (uma tangerina, uns cubos de gelo e mel et voilá)
Água :)
Caprisonne!!!!

Sustento
Pão de diversas variedades
Salsichas
Tomate na chapa
Morcela grelhada
Ovo à moda do freguês
Prato de carnes frias

Coisas Doces
Croissants caseiros (feitos com massa folhada comprada) a acompanhar com doce de morango
Mini palmiers caseiros (feitos com massa folhada comprada) de açucar e canela
Fruta variada

E café com bombons de Kir Royal para terminar :D.

Devo dizer que ficamos bem comidos.
A ver se arranjo fotos para a proxima.

Bom inicio de semana a todos!

Friday, May 20, 2011

Amanhã vamos revisitar o Bolo de coco

:) e é assim, amanhã, ou ainda hoje à noite vou refazer este hit de bolo húmido que foi o Bolo de coco.

Esperemos que saia tão bem como da ultima vez.
Fotos will follow soon..

Pedido de ideias

Bons dias,

Após um periodo de silencio onde bastantes experiencias gastronomicas foram realizadas mas que infelizmente nao me foi possivel adicionar aqui, ainda :), vinha pedir-vos que me ajudassem a escolher uma boa receita para um bolo de piquenique.

Podem ajudar?

Obrigado,
L.

Tuesday, January 11, 2011

Brownies de laranja e piripiri muahahha :)

Para realizar esta mágnifica experiencia culinária terá de ter ao seu dispor os seguintes ingredientes:
- 100gr mantequilha
- 200gr chocolate + 50gr chocolate de piripiri
- 4 ovos
- 1 1/2 caneca de açucar amarelo
- 1 caneca mal cheia de farinha + 2 c. sp de farinha de milho
-1 pitada de sal e de fermento
- 3/4 de caneca de nozes picadinhas
-raspa de 1 laranja + 2 c. sopa de sumo

Derreter a manteiga e os chocolates lentamente.
Numa tigela juntar os ovos, o açucar, a farinha e o fermento. Mexer levemente. Acrescentar o sumo e a raspa de laranja.
Misturar com o chocolate derretido e envolver.
Provar a mistura, se estiver doce demais adicionar um café expresso morno.
Colocar a massa num tabuleiro revestido a papel vegetal e deitar as nozes por cima. Envolver na massa com um garfo e agora é só meter num forno pré aquecido a 150ºC por 20-30 minutos.

Enjoy!!!!

(assim que estiver feito veem as fotos :))

Thursday, January 6, 2011

Brownies de Caramelos

Após algum interregno sem fazer brownies segui a sugestão de um colega e cá vai disto fiz

Brownies de Caramelos !!!

Para a preparação desta maravilha culinário foram necessários:
4ovos, 4 c. sopa rasas de açucar amarelo, 2 c. sopa cheias de açucar mascavado mesmo escuro :), 1 copo mal cheio de farinha, 200 gr. de chocolate pantagruel 70% cacau, 20 caramelos continente partidos ao martelo, 100 gr. de manteiga

Comece por derretar o chocolate. Numa tigela à parte bater ligeiramente os ovos e os açucares. Juntar a farinha.

Quando o chocolate tiver derretido juntar a manteiga. Mexer até derreter e reservar.

Na tigela com a mistura dos ovos ir adicionando o chocolate derretido. Adicionar as nozes e os pedaços de caramelo.

20-30 minutos num forno a 150ºC pré aquecido et Voilá!! On à the Brownies avec the carameaux!!!!

Nota: De notar que foram os primeiros brownies a suscitar agradecimentos na forma de abraços ihih e atraver-me-ei a dizer quase lágrimas nos olhos ihihih.
Enjoy!!! e depois façam e digam como foi que ficou.

PS - Se por acaso derem de provar a alguém com dentadura beware que os caramelos se colam um bocadinho aos dentes. Bom proveito.