Tuesday, December 11, 2012

Bolachinhas bicolor

Ontem decidi aventurar-me no mundo das bolachas bicolor.
Aproveitando uma prenda do Natal passado, o livro My cooking class - Chocolate basics, fiz estes doces que fora o facto de estarem um pouco duras saíram muito bem. :)


Para cerca de 25 bolachinhas irá precisar de:

1 1/2 colher de sopa de manteiga
1 medida de açúcar
1 ovo médio
2 medidas de farinha
1 colher de sopa de cacau
uma pitada de cravinho (facultativo)

Nota: Como medida eu usei uma tigela pequena, sensivelmente do tamanho de 2 chavenas de café cheias.

 Numa tigela de metal colocar a manteiga a temperatura ambiente e o açúcar. Misturar com um garfo de forma a que o açúcar se una à manteiga. Se necessário colocar a tigela sobre a placa de indução na temperatura mais baixa de forma a facilitar o processo.
 Adicionar o ovo e mexer bem.
 Adicionar a farinha em dois tempos. Quando já nao for possível mexer com o garfo utilizar as mãos de forma a moldar a massa. Se a massa nao se desprender das mãos adicionar mais um pouco de farinha.
 Separar a massa em duas partes. Colocar uma parte em película aderente e meter no frigorifico. à outra parte juntar o cacau e o cravinho e envolver bem. Quando o cacau estiver bem misturado na massa envolver em película aderente e colocar no frigorifico. Esperar entre 15 a 30 minutos.

Aquecer o forno a 150 graus centígrados.
 Retirar as massas e estender cada uma separadamente. Sobrepor as massas conforme se queria e enrolar no sentido da largura de forma a formar um rolo. envolver de novo em película aderente e deixar no congelar uns segundos para facilitar a etapa seguinte.
 Cortar o rolo em rodelas de sensivelmente 4mm. Dispor  num tabuleiro levemente polvilhado de farinha. Deixar cozer no forno durante 13-18minutos.

 Deixar arrefecer e apreciar sós ou com um copo de leite.

Enjoy!