Monday, January 16, 2012

E decidi dedicar este mês aos Soufflês

Parece que o meu primeiro souffle até foi mais que sofrível, e sendo assim vou dedicar este mês de janeiro aos segredos da labuta souflezal :). Ihihih o corrector ortografico a tentar encontrar uma correcção para esta ultima palavra, escusado será dizer que nao encontrou :).

Quarta vou dar um jantar e para sobremesa parecem-me bem uns min- soufs de tangerina. A receita deverá ser algo entre estas:
- http://www.comidaereceitas.com.br/sufles/sufle-de-laranja-na-casca.html
- http://panelinha.ig.com.br/site/receita/receita.php?id=1616
- http://www.receitasdochef.com/receitas/sufl%C3%AA-de-laranja-e-queijo

Wish me luck, and to the eaters.

Sunday, January 15, 2012

Soufflé de queijos

Este soufflé de queijos foi feito como aproveitamento de uns ovos que estavam quase a expirar e um restos de queijos congelados que tinha.

Ingredientes:
1 semente de cardomomo
1 raminho pequeno de alecrim
uma pitada de pimenta branca
uma pitada de açafrão das indias
2 pedaços médicos de queijo (eu usei queijos de pasta media-mole e sabor algo intenso)
2 copos de leite
1 c. sp. manteiga
2 c. sp. farinha
3 ovos
manteiga e farinha para a forma
sal

Preparação:
Num tacho colocar a manteiga e os condimentos, deixar frigir uns momentos. Adicionar a farinha e deixar cozer. Ir juntando a o leite a pouco e pouco de forma a nao formar grumos. após o molho branco estar com uma consistencia aceitável, nem muito grosso, nem muito fino, retirar do lume e deitar os queijos aos pedaços de forma a incorporar bem. Mexer até a mistura estar homogénea. Adicionar sal se necessário.
À parte separar as gemas das claras.. Bater as claras em castelo.
Por esta altura a mistura de moho e queijo já deve ter arrefecido o suficiente para se adicionarem as gemas uma a uma de forma a nao cozerem. Mexer levemente enquanto se deitam as claras em castelo na mistura.

Untar a forma de soufflé com manteiga e enfarinhas ligeiramente, tendo o cuidado de deixar a parte de cima da forma só com manteiga, de forma ao soufflé crescer melhor.

Verter o preparado na forma. Introduzir no forno pré aquecido a 160-180 graus. Deixar cozer até um espaguete sair seco e sem grumos. No meu caso demorou uns 40-45 minutos.

Retirar com cuidado e servir antes que baixe :D.

Enjoy!!!