Sunday, October 16, 2011

Bacalhau em cama bicolor de legumes






Apetecia-me peixe,  e tendo eu um pouco de bacalhau congelado, sabe-se lá há quanto tempo, no frigorifico, decidi fazer um prato rápido e saudável.

 O que saiu foi este Bacalhau em cama bicolor de legumes.



Ingredientes para 2 pessoas:
2 postas de bacalhau demolhado congelado
1 courgette pequena cortada em tirinhas
1 pimento vermelho cortado em tirinhas
4 dentes de alho picados
azeite, paprika, piri piri amarelo, pimenta preta, pimentão doce, sal


Nota: O bacalhau não necessita ser descongelado para esta receita.


Iniciar por temperar o bacalhau com uma mistura de sal, paprika, piri piri e pimentão doce. Colocar numa frigideira um pouco de azeite, aquecer e juntar o bacalhau com a pele para baixo. Passado uns 2 minutos virar o bacalhau e tapas a frigideira.

Entretanto aquece-se numa frigideira 2 colheres de sopa de azeite e fritam-se os alhos. A seguir juntar os legumes e saltear. Não deixar que a courgette fique morta, ou seja mole demais. As tirinhas devem manter alguma da sua estrutura original.

 Ir vigiando o bacalhau para ver se já está cozido. Quando as lascas quase se desfizerem ao pressionar o bacalhau é porque está pronto.

Montagem: Num prato colocar os legumes salteados e por cima uma posta de bacalhau. É normal que se tenha formado algum molho enquanto se frita o bacalhau, esse molho deve ser usado para regar o mesmo já no prato.





E para sobremesa fiz uns morangos polvilhados com açúcar em pó e canela para acabar a refeição em beleza.


Enjoy!!!



Tuesday, October 4, 2011


Le Bife Wellington

  Pois é senhores, há uns dias, quiça semanas atrás, realizei esta maravilha culinária para uns amigos meus que ainda não a tinham provado.
  Devo dizer que vale a pena o trabalho todo para no fim se aproveitarem uns momentos bem passados de convívio e degustação culinária :).

 Para fazer esta receita para 4/5 pessoas é necessário:
  700/800 gr de lombo de vaca (nem muito grosso, nem muito fino)
  1 rolo de massa folhada de compra
 200 gr de cogumelos pleurotus
 1 embalagem de presunto serrano
 azeite, óleo de coco (facultativo), paprika, tomilho, pimenta preta, vinho branco, sal
 alho

  Primeiro começa-se por temperar a carne. Passar pelo lombo uma mistura de paprika, tomilho, pimenta preta e um pouco de sal. Não muito porque o presunto é salgado e vai contribuir para dar sabor à carne.
  De seguida é selar o lombo de vaca. Eu fi-lo utilizando óleo de coco, mas podem usar azeite. Numa frigideira suficientemente grande colocar a gordura escolhida e tostar ligeiramente a carne de modo a perservar os sucos no interior da mesma.
Retirar para um prato tapar com pelicula aderente e colocar no frio para quebrar a cozedura.

 Depois prepara-se o puré de cogumelos. Colocar os cogumelos num liquidificador e reduzir a puré. Se for necessário adicionar um bocadinho de água, mas nao muito. Num tacho frigir 2 dentes de alho picados em azeite e adicionar o puré de cogumelos. Deixar cozinhar até o puré ter mudado de consistencia e os cogumelos estarem cozidos. Nesta altura o puré nao deve ter quase humidade nenhuma. Se nao for esse o caso é necessário retirar o excesso de liquido que se forma na superficie do puré.

 Passamos então à montagem:
  Colocar numa superficie de trabalho pelicula aderente. Por cima as fatias de presunto ligeiramente sobrepostas de forma a conseguirem cobrir o lombo na totalidade. Por cima do presunto colocar uma camada de puré de cogumelos. Finalmente por a carne por cima e dobrar a pelicula aderente de forma a envolver o lombo nas camadas de puré e presunto. Apertar a pelicula e colocar no frigorifico uns 20 minutos.

 Pré aquecer o forno a 200ºC. Retirar a massa folhada e estender a massa. Tirar o lombo do frio e desenrolar a pelicula aderente. colocar o lombo por cima da massa e envolver. Neste passo é importante que a massa fique bem junto do presunto que envolve o lombo de forma a nao criar demasiados espaços que tornaram dificil cortar o bife sem o desfazer.

 Criar um o dois buracos de respiração na massa folhada de forma ao vapor de ar sair.
Neste passo eu fiz também um padrão enxadrezado na massa com fins puramente decorativos.

 Colocar no forno. Passado 5 minutos baixar para 180º e deixar cozer até a massa estar dourada.

 É possivel que o bife nao saia no ponto perfeito de mal passado à primeira, mas continuem a tentar que à segunda ou terceira vez já devem dominar a dar.

Para acompanhamento decidi fazer batatas noisette no forno de modo a aproveitar o calor. Mas também é muito bom com tomates e batata assados no forno.

 Enjoy!!!

Nota: O toque gourmet do pão de manteiga na imagem disponibilizada foi da autoria do prezado senhor Pedro Sequeira. Obrigado.